Como Planejar Seu Conteúdo Mais Rápido

Como Planejar Seu Conteúdo Mais Rápido

Um passo-a-passo rapidinho pra você ter clareza do que deve ser feito.

Quando eu falo sobre planejamento de conteúdo recebo muitas mensagens de pessoas falando que essa é sua maior dificuldade. Hoje eu quero falar sobre o passo-a-passo essencial para você planejar e produzir seu conteúdo de maneira rápida e eficiente.

Ontem falei sobre usar as redes sociais com consciência e ter mais momentos de desconexão, entenda que isso é diferente de não estar presente. Aqui sempre vou falar do uso das redes sociais para o seu negócio, e como negócio você tem que ter consistência para construir e crescer sua autoridade no ambiente digital.
 
Antes de falar sobre conteúdo, vamos voltar na base do seu negócio. Pegue um papel e uma caneta e escreva, ou apenas reflita:
 
Porque você faz o que faz?
Que experiência pessoal você viveu que faz com quem você acredite na transformação que seu trabalho promove?
Ou que transformações você já viu seu trabalho promover na vida de outras pessoas?
 
AUTOCONHECIMENTO é muito importante, conhecer seus “porquês” e conhecer bem as transformações que seu trabalho promove também!
 
Depois…
 
Você sabe detalhadamente quem é seu público-alvo?
Quais são as “dores” do público?
Quais são as dificuldades que você pode ajuda-lo a resolver?
 
Observação importante: Se você está ainda está perdida sobre o que vai oferecer, quem é seu público e quais são seus objetivos dentro das redes sociais você precisa dar um passo para trás, buscar clareza sobre essas questões e só depois pensar em produção de conteúdo.
 
Agora, se você já tem essas questões claras, proponho um exercício de brainstorming:
 
Faça uma lista de tudo, absolutamente tudo, que você pode ensinar a sua audiência. Vá listando todos os itens, desde o básico do básico.
 
Tenha duas coisas em mente ao fazer essa lista: Não tenha medo de entregar conteúdo de alto valor gratuitamente. Se o cliente não te contratar por conta de conteúdo de redes sociais, a intenção já não era te contratar. O obvio sobre seu trabalho só existe para você, nada é “muito básico”. Você é a especialista, não a sua audiência.
 
Legal, depois de fazer essa listinha você vai se programar para o momento mais importante: O planejamento e a criação de conteúdo.
 
Escolha um período da sua semana, quinzena ou mês para produzir o conteúdo das semanas seguintes. Durante esse período, esteja FOCADA no que está fazendo. Tire as notificações do celular, coloque fone de ouvido, escute uma playlist para foco, não abra outras abas do seu navegador e defina:
 
1. Quantas vezes por semana você vai postar – seja realista e defina um número que realmente caiba na sua rotina
2. Quais vão ser os temas que você vai abordar dentro do que faz
3. Como você vai entregar esse conteúdo: Foto, vídeo, stories, blog…
 
Mão na massa: Comece a buscar os elementos do seu conteúdo como as fotos, escreva o roteiro dos vídeos, deixe os textos prontos. Eu uso e adoro a ferramenta Mlabs para deixar tudo agendado nas redes sociais e não ter que pensar mais nisso.
 
“Ah mas eu não sou criativa.”
 
Essa desculpa não cola. Diferente do que é dito por ai, não é todo mundo que nasce criativo, a criatividade pode ser produzida e ampliada cada vez mais! Só que você só vai conseguir trabalhar a sua criatividade reservando um espaço a ela na sua agenda e não deixando interferências externas te distraírem nos momentos de pesquisa, brainstorming e criação.
 
TRAVOU? Busque referências. Navegue na internet, vá em perfils que você gosta, se inspire nos conteúdos bacanas que achar no caminho…
 
Por último, eu quero te dizer uma coisa: Não empurre esse momento com a barriga. Comece agora, hoje, na próxima janela que você tiver, no fim de semana. Procrastinar só vai te deixar mais frustrada e menos produtiva. E também não espere a perfeição. Seu celular não é bom para tirar fotos?  Use imagens de bancos de imagem gratuitos. Você não tem equipamento profissional para gravar vídeos? Use seu celular, um fone de ouvido e uma boa luz natural (evite o sol do meio dia). Fulana tem 50k seguidores e você tem 500? Pare de olhar pro lado e trilhe seu próprio caminho, o bastidor do outro não é o seu.
 

Veja o vídeo completo da live de hoje aqui:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *