Por que É Importante Estar Presente nas Redes Sociais?

Por que É Importante Estar Presente nas Redes Sociais?

Quem não é visto não é lembrado.

Lembro que em 2012 Iphone era artigo de luxo, internet 3G não era para todos, o Instagram estava começando a aparacer e era no Facebook que a a gente compartilhava a maior parte das coisas que acontecia na nossa vida.Um dos meus melhores amigos da faculdade foi uma das primeiras pessoas do meu círculo social que comprou um Iphone 4, com internet e tudo, e começou a usar o Instagram com mais frequência. Naquela época a maioria das pessoas ainda usava o bbm do Blackberry e não o Whatsapp. Eu tinha um Ipod daqueles que pareciam o Iphone e usava para dar umas olhadas no Instagram de vez em quando e postar fotos com mil e um filtros e molduras.
 
Não sei exatamente quando a chave virou, mas pulando para 2016 que foi o ano em que eu decidi trabalhar oficialmente com as redes sociais,  o número de imagens postadas por minuto no Instagram já era 38.194. A cada minuto, o Youtube tinha 2.78 milhões de views nos seus vídeos. 20.8 milhões de mensagens eram enviadas por minuto no Whatsapp, e por aí vai.
 
Dois anos depois, os números mencionados acima no mínimo dobraram, alguns triplicaram! (Fonte: What Happens in a Internet Minute). O Instagram ganhou muito espaço na vida e no negócio das pessoas, incluiu funções, entendeu que precisa apoiar e não cortar os negócios dentro dele. Estabelecimentos usam as redes sociais para atrair clientes, profissionais transformam conhecimentos riquíssimos em conteúdo e entregam a milhões de pessoas, entre outros.
 
Eu não sou a favor de uma vida conectada full time. Inclusive, particularmente, uso 90% das minhas redes sociais somente a trabalho. E é justamente por isso que estou escrevendo esse artigo para você. Eu quero te mostrar como é importante você marcar presença no mundo online com o seu negócio.
 
Preparei uma lista com as 4 principais razões, confira abaixo.
 
1. As redes sociais servem como mecanismo de busca. Quantas vezes um amigo comentou sobre um restaurante bacana com você e você pediu para ele te mostrar no Instagram? Ou uma amiga te falou sobre aquela profissional que organiza o closet e te marcou numa foto de antes e depois? Ou você precisou trocar o chuveiro, montar um móvel, aprender uma maquiagem, e buscou um vídeo no Youtube pra te ajudar? Preciso dizer mais alguma coisa? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. As redes sociais fazem o boca a boca do mundo digital. O boca a boca é a ferramenta mais poderosa de marketing. E as redes sociais facilitam o boca a boca do mundo online. Não é atoa que profissionais são pagas para falar de marcas, afinal, elas tem um público fiel que vai confiar naquela recomendação. Eu já vi carreiras de nutricionistas, coaches, personal organizers, personal trainers, deslancharem porque alguém com muitos seguidores as recomendou em alguma rede social. ⠀⠀⠀
 
3. Estar presente é importante. Lembra quando você precisava pegar o telefone de algum lugar, jogava no Google e só aparecia o resultado de busca do Apontador porque aquele lugar não tinha site? Eu não sei você, mas a credibilidade de quem eu estava buscando já baixava – diferentemente de quando a gente encontrava um site com fotos bonitas e informações claras. Estar ou não estar presente nas redes sociais como profissional causa o mesmo impacto. Não importa se você vai postar uma vez por semana, se você não tem tempo de gravar vídeos, esteja presente. Coloque uma boa foto de perfil, informações claras de contato, e uma descrição direta sobre o que você faz. Aos poucos, você vai construindo seu cronograma de conteúdo e aumentando a frequência. Quem não é visto não é lembrado, e lembrando: as redes sociais servem como mecanismo de busca. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 
4. Você consegue alcançar mais pessoas. Quantas oportunidades presenciais você tem de falar a dezenas, centenas, milhares de pessoas? Nas redes sociais essa resposta é o tempo inteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *