fbpx

 Slow Content: O que é,
como aplicar, princípios

 

O movimento Slow faz parte de praticamente todas as esferas da minha vida desde 2015, quando percebi que aos 23 anos estava ficando doente de stress. De lá para cá, fiz uma série de mudanças na minha vida e rotina, entre elas: fui trabalhar com o que eu realmente gostava (comunicação e marketing de conteúdo), mudei de São Paulo para o interior, aderi ao estilo de vida e negócio Essencialista, montei um armário cápsula, e por aí vai.

 

Dentro do meu trabalho com marketing de conteúdo, nunca me identifiquei com técnicas agressivas, persuasão e “tens que”. Minha carreira na área começou produzindo conteúdo para as redes sociais da minha mãe, uma pessoa 30 anos mais velha que não via sentido em marketing digital e muito menos criação de conteúdo. Como convencer essa pessoa que ela precisava gravar mil stories, vídeos e estar presente diariamente ou semanalmente em diversas plataformas e formatos? Simplesmente não ia acontecer. Fui filtrando o que aprendi em especializações em grandes e renomadas faculdades (FGV, Belas Artes, Udacity) e cursos online e toquei o barco pelo meu feeling.

 

Há alguns anos uma cliente querida me indicou um perfil sobre Slow Marketing no Instagram dizendo que ela via muita sinergia entre meu trabalho e o da Ana. Coincidentemente uma semana depois, recebo uma ligação da Ana Fragoso, o nome do Slow Marketing no Brasil, me convidando para escrever no dossiê de capa da revista Coaching Brasil sobre Slow Marketing que ela estava liderando. Na nossa reunião a Ana me falou: Gi, o que você faz é Slow Marketing aplicado a produção de conteúdo. Aquilo ficou muito quente para mim, e iniciei uma reflexão profunda sobre o nome do que eu fazia.

Por algum tempo eu usei Marketing e Produção de Conteúdo Consciente (de marketing consciente) e depois Conteúdo Essencialista, mas esses termos eram um pouco confusos (sempre tinha alguém perguntando se o consciente era de sustentável, meio ambiente) e o Essencialismo é um recorte dos princípios do Slow Marketing e do Slow Content.

 

Depois do encontro promovido pelo dossiê de Slow Marketing, eu a Ana Fragoso e a Carolina Messias firmamos uma parceria que demos o nome de Collab, que é a abreviação de colaboração em inglês, e nos últimos dois anos trabalhamos juntas apoiando empreendedores em suas estratégias de Comunicação Autoral, Slow Marketing e Slow Content. Todas essas experiências, o aprofundamento no universo do Slow Marketing e as pesquisas que eu fiz me fizeram entender o que é de fato, na prática, o Slow Content e quais são seus princípios.

 

O Slow Content está dentro do Slow Marketing. Para você conseguir aplicar o Slow Content na sua comunicação, o que você está comunicando (plataforma e container, ou seja, posicionamento e modelo de negócio) precisa estar bem definido e claro. O Slow Content entra no que chamamos de caminhos dentro do Slow Marketing, ou seja, o papel do Slow Content é levar sua mensagem para mais pessoas, gerar visibilidade, conexão, relacionamentos de forma sustentável para você, quem cria o conteúdo, e sua audiência, quem recebe esses conteúdos.

 

Princípios do Slow Content
  • Coerência – Com o propósito e a mensagem do seu negócio.
  • Autonomia – Saber e poder escolher quando acelerar e quando desacelerar.
  • Simplicidade – Clareza na comunicação, direto ao ponto, informativo.
  • Mínimo de Mídia – Essencialismo, menos e melhor.
  • Respeitoso – Para quem faz e quem recebe.
  • Honestidade – Sem gatilhos mentais e meias verdades.
  • Inteligência – Estratégias sólidas por trás do fazer.
  • Relacionamento – Com a sua audiência, com hubs e collabs para expandir sua mensagem.


Os princípios do Slow Content vem dos princípios do Slow Marketing com algumas edições cabíveis ao seu papel. Se você deseja saber mais o Slow Marketing, recomendo que acompanhe a Ana Fragoso no Instagram e visite seu site.

Seja bem vindo
ao meu blog!

Por aqui, compartilho conteúdos sobre marketing consciente, bastidores do empreendedorismo real e estilo de vida.

revista coaching brasil

© Giovana Belfiore - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade
Desenvolvido por AFETO DESIGN