A coloração pessoal é uma etapa muito importante no trabalho da imagem e sinceramente, uma das minhas partes favoritas! Hoje existem diversos métodos para se fazer coloração pessoal sendo o que escolhi o Colorself® que é baseado no método clássico ou sazonal.
Mas afinal, o que é coloração pessoal? De forma prática e objetiva, é um estudo, uma análise, que acompanha um teste de coloração pessoal e que resulta num conjunto de cores (que chamamos e entregamos no formato de cartela) que te favorecem e harmonizam com a sua beleza natural.
Essa é uma explicação “alá Google”, mas a verdade é que entender o seu universo cromático vai muito além disso. No método de coloração que eu trabalho, a base é comportamental, ou seja: antes do teste em si e da entrega de um dossiê sobre suas cores, é feita uma análise comportamental que dá base para para que o resultado tenha sentido, afinal, cor é emoção e transmite personalidade, humor e intenção e não podemos separar o comportamento dela.
Depois do processo você saberá qual é a sua cartela de cores – cartelas essas, que são classificadas com os nomes das estações: inverno (cores frias e luminosas), verão (cores frias e opacas), primavera (cores quentes e luminosas) e outono (cores quentes e opacas) e as recomendações de como usar essas cores. Isso não significa que você não pode mais usar cores que não estejam na sua cartela, o papel da consultoria de imagem é te ensinar a harmonizar melhor essas cores quando você quiser usa-las, afinal, a cor está relacionada com quem você é e não podemos simplesmente excluir uma cor que te representa da sua vida.
O maior impacto da coloração pessoal é no rosto, ou seja, nas partes de cima, acessórios e maquiagem, inclusive quando você desejar harmonizar alguma cor que não faz parte da sua cartela.
Usar as suas cores vai te trazer facilidade e força na hora de se vestir, se posicionar e se comunicar. Neste vídeo no meu Instagram eu mostrei um pouquinho mais sobre esse processo e você pode saber mais sobre os serviços que contém a análise de coloração pessoal clicando aqui.